Fórum dos Juizados Especiais de Teresina recebe o nome de ex-presidente da AMAPI, Juiz José Alves de Paula

19 de setembro de 2025

A capital piauiense ganhou um novo marco para o fortalecimento da Justiça. Foi inaugurado, em anexo ao prédio histórico do Palácio da Justiça, no bairro Cabral, o Fórum dos Juizados Especiais Juiz José Alves de Paula, espaço que passa a reunir as unidades cíveis e criminais, turmas recursais e estruturas de apoio dos Juizados da Comarca de Teresina.

Mais do que a entrega de uma nova sede, a solenidade foi marcada pela homenagem a um dos magistrados mais respeitados da história do Judiciário piauiense. O fórum recebeu o nome do juiz José Alves de Paula, ex-presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), cuja trajetória permanece como referência de dedicação, ética e compromisso com a magistratura.

Nascido em São Miguel do Tapuio, em 1942, José Alves de Paula formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí em 1974. Antes de ingressar na magistratura, atuou como professor de Português e assessor jurídico. Como juiz, passou por várias comarcas do Estado, como Corrente, Picos, Palmeirais, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Teresina, sempre lembrado pelo equilíbrio e competência. Entre 2002 e 2005, presidiu a AMAPI, fortalecendo a categoria e defendendo prerrogativas da magistratura estadual.

O filho do magistrado, Marcelo Alves de Paula, destaca a emoção e o orgulho da família com a homenagem. Ele contou que soube da iniciativa há pouco tempo, por meio de amigos, e agradeceu em especial ao presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira; ao juiz auxiliar da Presidência, Luís de Moura; e ao desembargador José Wilson, pela proposição que recebeu aprovação unânime do Pleno.

“O meu sentimento como filho é de imensa felicidade, orgulho, honra e gratidão. Trata-se da consagração de uma vida marcada pela integridade, honradez e urbanidade. Meu pai foi, acima de tudo, um grande magistrado, exemplo de dignidade e de compromisso com a Justiça. Marido digno e honrado, pai amoroso e paciente, avô e sogro carinhoso, sempre lembrado pela simplicidade e pelo prazer em compartilhar conhecimento”, afirma.

Marcelo lembra ainda do vínculo especial que José Alves mantinha com a Associação dos Magistrados Piauienses. “Ele foi presidente da AMAPI por dois biênios consecutivos e nutria profundo orgulho e carinho por esta Associação. Ver seu nome eternizado no Fórum dos Juizados Especiais é mais do que uma homenagem; é o reconhecimento de uma trajetória construída com seriedade, humanidade e paixão pelo que fazia. Que seu legado continue inspirando e servindo à sociedade.”

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, amigo próximo do juiz e autor da primeira solicitação oficial para que seu nome fosse atribuído a um Fórum, relembrou o gesto institucional e a relação de amizade que marcaram a trajetória de ambos.

“Ainda em 2009, quando presidia a AMAPI, encaminhei ao Tribunal de Justiça o Ofício nº 159/2009, pedindo que o prédio do Juizado Especial Cível e Criminal do bairro Ilhotas recebesse o nome do colega José Alves de Paula. Naquele documento, registrei que se tratava de uma justa e merecida homenagem a um magistrado que prestou relevantes serviços ao Judiciário piauiense, atuando como ex-presidente da nossa Associação, juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e membro das Turmas Recursais. Hoje, com a ampliação do reconhecimento para todos os Juizados Especiais da capital, sinto que se faz justiça à sua memória.”

O desembargador Sebastião acrescentou ainda lembranças pessoais da convivência profissional com o juiz José de Paula. “Fomos companheiros na diretoria da AMAPI, na Comarca de São Raimundo Nonato, onde atuamos juntos nas duas Varas, e também em Teresina, nas Varas da Fazenda Pública. Eu era juiz titular da 1ª Vara e ele da 2ª. Sempre admirei seu equilíbrio, dedicação e espírito associativo. A nomeação do Fórum é, sem dúvida, um símbolo daquilo que ele representou para a magistratura piauiense.”

A presidente da AMAPI, juíza Keylla Ranyere, destacou a simbologia da escolha. “A nomeação do Fórum é uma justa homenagem a quem dedicou a vida ao Direito, deixando um legado de valorização da magistratura e de fortalecimento da nossa Associação”, disse.

O novo Fórum dos Juizados Especiais Juiz José Alves de Paula está localizado no anexo do prédio histórico do Palácio da Justiça (localizado no bairro Cabral, em frente ao Fórum Cível e Criminal de Teresina).

Fotos: Arquivo pessoal da família

Texto: Itamara Santiago/Ascom AMAPI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Av. Padre Humberto Pietrogrande, nº 3509, São Raimundo, CEP 64.075-065 - Teresina-PI. Prédio Administrativo - Térreo
(86) 98845-9792 / (86) 98876-1025 / E-mail: amapi.amapi@gmail.com