Em sessão realizada nesta segunda-feira (1º), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realizou a promoção de quatro magistrados ao cargo de Desembargador. A solenidade foi acompanhada por magistrados, servidores, advogados e familiares dos 13 candidatos que concorreram às vagas abertas em decorrência da aposentadoria dos desembargadores Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e José Ribamar de Oliveira.
O magistrado Dioclécio Sousa da Silva foi o primeiro eleito, pelo critério de merecimento, assumindo a vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro.
Em seguida, pelo critério de antiguidade, foi promovido o magistrado Antônio Reis de Jesus Nollêto.
Eleito pelo critério de merecimento, o magistrado José Vidal de Freitas Filho assume a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.
Por fim, a magistrada Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias foi promovida a desembargadora pelo critério de antiguidade, em virtude da aposentadoria do desembargador José Ribamar Oliveira.
O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, acompanhou a votação e parabenizou os novos desembargadores do Poder Judiciário do Piauí. “Hoje acompanhamos uma sessão histórica, com a ascensão de quatro magistrados de primeiro grau ao cargo de desembargador. Sabemos que é uma missão que traz uma responsabilidade imensa, exigindo não apenas profundo conhecimento jurídico, mas também discernimento, imparcialidade e sensibilidade para lidar com as questões que afetam a vida das pessoas e o funcionamento da justiça. Estou certo de que os nomes escolhidos farão jus a essa grande conquista e, em nome da AMAPI, desejamos que esta nova etapa seja repleta de sucesso”, disse.
A posse administrativa dos novos magistrados está prevista para esta terça-feira, 2 de abril, no novo Palácio da Justiça.