A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí marcou presença na 93ª edição do Encontro Nacional de Corregedores – ENCOGE, que acontece em Palmas, no estado do Tocantins. Durante o evento, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão e o juiz da comarca de Luzilândia, Tiago Aleluia, apresentaram o projeto TJPI Descomplica, que utiliza de técnicas de Visual Law para facilitar a comunicação com os jurisdicionados.
Na ocasião, o desembargador-corregedor destacou que o projeto TJPI Descomplica é uma ação planejada da Corregedoria que busca melhorar a comunicação do público interno do Judiciário piauiense com a sociedade: “Utilizando-se de recursos tecnológicos como o Visual Law, que torna os documentos jurídicos mais fluidos e simples, a nossa iniciativa desenvolveu estratégias didáticas que esclarecem dúvidas e orientam o público com comunicações mais claras, acessíveis e inclusivas”, disse o corregedor piauiense.
Para o magistrado Tiago Aleluia, que já utilizava de técnicas de Visual Law em sua comarca, as equipes da Corregedoria produziram um material bastante didático para que a população tenha acesso aos conhecimentos jurídicos. “Deste modo, estaremos com esse projeto fazendo com que o Poder Judiciário se aproxime da população a partir da transparência e comunicação, como, sobretudo, da compreensão e o acesso à justiça”, destacou o juiz Tiago Aleluia.
Também compondo a comitiva piauiense no Encoge, o supervisor do Laboratório de Inovação do TJPI – Opala-LAB, desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, pontuou a importância do projeto para a modernização e aproximação do Judiciário com a população. “O TJPI Descomplica é uma iniciativa que reflete o compromisso com a transparência, eficiência e acessibilidade do Judiciário. Parabenizamos o corregedor pela iniciativa e reforçamos que seguimos empenhados em utilizar todas as ferramentas disponíveis para tornar a Justiça mais compreensível e próxima dos cidadãos”, ressaltou o supervisor do Opala-LAB.
Ao final da apresentação, a comitiva piauiense recebeu convites e abordagens de demais tribunais brasileiros interessados em assinar termos de cooperação para compartilhamento do projeto TJPI Descomplica.
Fonte: Ascom CGJ-PI