AMAPI faz balanço positivo do Planejamento Estratégico do TJPI 2021-2026

18 de maio de 2021

Após nove meses de estudos e debates, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí apresentou o Planejamento Estratégico 2021-2026. O objetivo é aperfeiçoar os processos organizacionais e promover ações institucionais a fim de maximizar o seu desempenho e melhor atender às demandas da população. O documento traz 12 macro desafios e um Painel de Indicadores que irão quantificar a performance do Tribunal no ciclo 2021-2026.

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Leonardo Brasileiro, parabenizou a iniciativa de gestão do TJPI em fomentar iniciativas que melhorem os indicadores da Corte.

“O Tribunal compilou seus objetivos, indicadores e iniciativas necessários ao cumprimento da sua missão constitucional para os próximos seis anos. Quando o Tribunal fomenta seu aprimoramento funcional, ganham todos: magistrados, servidores, operadores do sistema Judicial e, principalmente, a sociedade, que contará com um serviço melhor. Por isso, em nome de todos os magistrados e magistradas do Piauí, a Amapi parabeniza toda administração do TJPI, em nome do Presidente, Desembargador José Ribamar de Oliveira, e da secretária de Gestão Estratégica, Lanny Cléo, pelo trabalho e empenho no desenvolvimento dessa ferramenta estratégica de gestão”, avalia o juiz Leonardo Brasileiro, presidente da Amapi.

A construção do Planejamento Estratégico do TJ-PI foi feita de forma colaborativa, com a participação de magistrados, servidores e demais integrantes do sistema judiciário e de entidades de classe. O documento está alinhado às diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, estabelecida na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo a Secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lanny Cléo, o plano contempla quatro diretrizes de trabalho “para que a gestão possa trilhar um caminho pavimentado rumo ao desenvolvimento com o objetivo maior de levar uma melhor prestação jurisdicional à toda a sociedade. É um trabalho conjunto, uma soma de esforços”, pontua Lanny Cléo.

Macro desafios

Os 12 macro desafios apresentados pelo TJPI estão divididos em três eixos: Sociedade, Processos Internos e Aprendizado e Conhecimento.

No eixo Sociedade, dois desafios: garantia dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito; e fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade.

No eixo Processos Internos, sete desafios: agilidade e produtividade na prestação jurisdicional; prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos; consolidação do sistema de precedentes obrigatório; promoção da sustentabilidade; aperfeiçoamento da administração do sistema de justiça; e aprimoramento da gestão administrativa e da governança judiciária.

No eixo Aprendizado e Conhecimento, três desafios: otimização da gestão de pessoas; modernização da gestão orçamentária e financeira; e fortalecimento da estratégia de tecnologias da informação e comunicação – TIC e de proteção de dados.

Painel de Indicadores

O Painel de Indicadores é composto pela descrição de cada indicador nacional e institucional (o que mede, periodicidade, onde medir, como medir e a tendência), a série histórica, as metas propostas e o acompanhamento dos resultados que serão alcançados anualmente durante o período de vigência do Planejamento Estratégico do TJPI, ciclo 2021-2026.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com