Juizado da Mulher no Piauí garante atendimento às vítimas de violência durante período de quarentena

27 de março de 2020

Atenta ao fato de que os casos de violência no lar podem aumentar, eventualmente, com o confinamento para evitar a propagação do coronavírus, a 5ª Vara Criminal da comarca de Teresina, responsável por analisar os casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, trabalha para garantir atendimento às vítimas.

O juiz José Olindo Gil Barbosa, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, explica que, em regime de teletrabalho, toda a equipe continua atuando na apreciação dos pedidos de Medidas Protetivas de Urgência e na análise dos processos.

“O atendimento às vítimas está sendo realizado via Processo Judicial Eletrônico – PJe, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública ou advogado particular. Durante essa quarentena, até o momento, não houve aumento no número de pedidos de Medidas Protetivas”, afirma o magistrado.

José Olindo explica que, no Tribunal de Justiça do Piauí, as Medidas Protetivas de Urgência tramitam via PJe, e continua dessa forma durante a quarentena. “Os andamentos dos processos continuam por meio do Processo Judicial eletrônico. Assim seguimos proferindo as decisões e sentenças normalmente. Apenas as audiências e os prazos estão suspensos, bem como o acesso do público externo às instalações dos fóruns”, diz.

Segundo orientação do TJ-PI e do Conselho Nacional de Justiça, o atendimento remoto seguirá até o dia 30 de abril.

José Olindo diz que, caso a mulher sofra qualquer tipo de violência, a principal recomendação é o registro da ocorrência na Delegacia da Mulher ou delegacia mais próxima da sua residência. Em posse do Boletim de Ocorrência, a vítima poderá requerer as Medidas Protetivas de Urgência ao Ministério Público ou à Defensoria Pública do Núcleo da Mulher.

“A vítima também poderá fazer sua denúncia por meio da Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180; ligando para a Polícia Militar, no 190; ou ainda pelo Aplicativo Salve Maria. Certo é que a Rede de Proteção continua em atividade na quarentena para garantir o enfrentamento à violência”, finaliza o juiz José Olindo.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com