A Associação dos Magistrados Piauienses manifesta profundo pesar pelo falecimento do Desembargador Joaquim Bezerra Feitosa, membro honorário da AMAPI, magistrado cuja trajetória foi marcada pela dedicação exemplar à Justiça e à cultura do Piauí.
Natural da localidade Igarapé Grande, município de Pedreiras (MA), o Desembargador Joaquim Bezerra Feitosa construiu uma vida de compromissos firmes com o conhecimento, a ética e o serviço público.
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí, iniciou sua carreira na magistratura como juiz adjunto nas Comarcas de São Raimundo Nonato, Parnaguá, Curimatá e Avelino Lopes. Atuou, entre 1973 e 1988, como Juiz de Direito em diversas comarcas do interior — Gilbués, Barreiras do Piauí, Monte Alegre do Piauí, Fronteiras, São Julião, Luzilândia, Valença do Piauí, Aroazes e Novo Oriente do Piauí —, deixando em cada uma delas marcas de comprometimento e humanidade.
Em Teresina, exerceu suas funções na 2ª Vara Criminal e nas Execuções Penais, sendo reconhecido por sua atuação técnica e sensível às causas sociais. Foi eleito Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em 2005 e aposentou-se em 19 de agosto de 2006, após uma vida inteira dedicada à Justiça.
Além de magistrado, foi educador, escritor e intelectual, tendo lecionado no Colégio Lourival Parente e publicado as obras Contos Pedreirenses I, II e III e os livros de poesias A Vida é Assim e E Somos Nós. Era sócio fundador da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, membro honorário da União Brasileira de Escritores (UBE-PI) e personalidade reconhecida pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades.
Seu legado é de sabedoria, cultura e compromisso com o fortalecimento da magistratura piauiense, da qual foi um dos mais respeitados representantes.
O velório e o sepultamento serão realizados no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina.
A AMAPI solidariza-se com familiares, amigos e colegas de magistratura, rendendo homenagens a quem fez da Justiça e da literatura sua missão e seu exemplo de vida.