Como parte das ações do Maio Laranja, mês dedicado à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a 1ª Vara da Comarca de São João do Piauí promoveu, entre os dias 14 e 16 de maio, a primeira edição da campanha “Faça o Bem – Eduque. Denuncie. Proteja”, mobilizando a rede de proteção e a comunidade local em torno de um tema urgente e sensível.
Idealizada pela juíza Carmelita Angélica Lacerda Brito de Oliveira, a campanha contou com o apoio da CEJIJ (Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPI) e promoveu treinamentos com os conselhos tutelares, CREAS e CRAS da região. A capacitação foi conduzida pela assistente social e entrevistadora forense Sâmia Silva, momento em que foi estabelecido o fluxo de atendimento para os casos de violência sexual infantojuvenil, além de reforçar o papel de cada instituição envolvida.
Também foram realizados ciclos de conversas com estudantes da rede pública e com famílias de nove comunidades da zona rural do município, abordando formas de proteção e identificação de situações de risco. As atividades contaram com a participação voluntária da pedagoga e ativista Mariana Ruske, fundadora da Sense School e especialista em neurociência, que se deslocou de São Paulo sem qualquer cobrança de cachê para contribuir com a causa.
O encerramento da campanha foi marcado pela capacitação de professores da rede municipal, também ministrada por Mariana Ruske, destacando o papel da escola como espaço estratégico na prevenção e acolhimento de vítimas. Durante a formação, os educadores receberam orientações sobre como lidar com possíveis casos de abuso e desenvolver, em sala de aula, ações de fortalecimento da proteção infantil.
Ao longo da campanha, foram distribuídos 1.000 folderes informativos, afixados 20 cartazes em escolas e órgãos públicos e realizadas mais de 30 oitivas de depoimento especial em processos que envolvem violência sexual contra crianças e adolescentes.
“A campanha é um marco no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil em São João do Piauí. Nosso objetivo é integrar a rede de proteção, capacitar os profissionais da ponta, mobilizar a sociedade e, principalmente, garantir que nossas crianças e adolescentes sejam ouvidos, protegidos e respeitados. A educação e a informação são nossas maiores aliadas”, destacou a juíza Carmelita Angélica.
Com um público alcançado de mais de 1.000 pessoas, a campanha “Faça o Bem – Eduque. Denuncie. Proteja” reforça o compromisso da 1ª Vara da Comarca de São João do Piauí com a promoção de uma infância segura e com a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.