Academia de Letras da Magistratura Piauiense presta homenagem póstuma ao magistrado José Ramos Dias Filho

06 de outubro de 2022

A Academia de Letras da Magistratura Piauiense (Almapi) promoveu, na manhã desta quinta-feira (6), um panegírico em memória do magistrado José Ramos Dias Filho, falecido no dia 14 de julho de 2022. A cerimônia foi presidida pelo desembargador aposentado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente da Almapi, e prestigiada pelos desembargadores Fernando Lopes e Silva Neto, irmão do homenageado, Raimundo Nonato da Costa Alencar, Sebastião Ribeiro Martins, Pedro Macêdo, Hilo de Almeida e Manoel Dourado, além de familiares de José Ramos e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

Panegírico é uma tradição das Academias de Letras e busca exaltar a memória dos acadêmicos que encerraram o ciclo da vida. Ao abrir a sessão, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho falou sobre a dor do momento vivido e sobre o legado deixado pelo colega e confrade. A oração em memória de José Ramos Dias Filho foi proferida pelo desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí.

Em nome da família do homenageado, disse o corregedor: “o nosso querido e inesquecível irmão recebe, da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, justa homenagem pelo legado que deixou como magistrado probo, íntegro e dedicado à magistratura do Poder Judiciário piauiense por mais de 36 anos”. “Marido exemplar, pai amoroso, irmão amigo, amigo fiel, contudo, fora injustiçado em algumas ocasiões, mas soube suportar a dor até a sua morte. Nossos sinceros agradecimentos ao desembargador Brandão de Carvalho e aos demais confrades da Almapi”, finalizou, emocionado.

Cadeira nº 28
Ainda durante a solenidade desta quinta-feira, o magistrado Edson Alves da Silva, juiz titular da 10ª Vara Cível da comarca de Teresina, foi anunciado como novo integrante da Almapi. O magistrado assume a vaga deixada pelo desembargador Manfredi Mendes Cerqueira, que ocupava a cadeira nº 28, que tem como patrono o desembargador Edgard Nogueira.

Homenageado
JOSÉ RAMOS DIAS FILHO: Natural de Jaicós – PI. Nasceu no dia 6 de fevereiro de 1947 e faleceu no dia 14 de julho de 2022. Era filho de José Ramos Dias e Maria Neci Ribeiro Dias. Casado com Angélica Maria Dantas Lélis Dias, com quem teve uma (1) filha: Kátia Maria Dantas Lélis Dias. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Antes de ingressar na magistratura, foi professor da Unidade Escolar Pequeno Príncipe, em Teresina; Diretor e Professor do Ginásio Padre Marcos, em Jaicós. Foi advogado militante. Ingressou na Magistratura Piauiense, mediante concurso público para o cargo de Juiz de Direito Adjunto, no dia 2 de junho de 1981, na 16ª Zona Judiciária, na comarca de São Raimundo Nonato. Enquanto Juiz de Direito Adjunto, respondeu pelas Comarcas de Bom Jesus, São João do Piauí, Canto do Buriti, Piripiri, Conceição de Canindé, Paulistana, Uruçuí, São Pedro do Piauí, Elesbão Veloso, Monsenhor Gil, Regeneração, Amarante, Paes Landim e Socorro do Piauí. Como Juiz de Direito Titular, exerceu o cargo nas Comarcas de Ribeiro Gonçalves, Água Branca, Canto do Buriti, São João do Piauí e Teresina, nesta última, tem assumido no dia 29 de abril de 1996, o Juízo de Direito da 2ª Vara Cível, permanecendo até a sua aposentadoria, em 2017, perfazendo 36 anos de dedicação exclusiva ao Poder Judiciário piauiense. Foi membro da Turma Recursal Criminal do Estado do Piauí, Juiz Eleitoral da 97ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí. Era membro da Academia de Letras da Magistratura do Estado do Piauí. Era sócio da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, da Associação dos Magistrados Piauienses – Amapi, e da Associação dos Magistrados Estaduais – Anamagis.

Fonte: CGJ-PI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com