
Na data de 13/11/2025, a 1ª Vara da Comarca de Uruçuí/PI comemora o atingimento das Metas Nacionais do CNJ e da CGJ, sendo contemplada com o Selo Excelência, reconhecido pela CGJ/TJPI.
A equipe de gabinete é formada pelos servidores comissionados Pablo Hudson – assessor de magistrado –, que acompanha a juíza de Direito desde outras unidades anteriores, desde julho de 2020; além das assistentes Marília Aragão e Bárbara Viana, e de Vildson Leal – oficial de gabinete.
A Secretaria Criminal passou a contar, desde agosto de 2025, com os servidores efetivos Mariana Ponte e João Otávio Becker, empossados no mesmo mês, juntamente com as servidoras cedidas pela municipalidade, as agentes administrativas Daniela dos Santos e Hellen Kauany Pereira – esta última, com apenas 18 anos de idade, cursando Contabilidade e Administração, respectivamente.
A juíza de Direito, que compõe os quadros do EJTPI desde 2017, exerce a jurisdição em titularidade tanto na competência Criminal quanto no JECCRIM em Uruçuí, desde maio de 2021. Hoje comemora os Selos de Excelência na Vara Criminal e o Selo Opala no JECCRIM, agradecendo o empenho e esforço de cada servidor e servidora para atingir esse marco. Ressaltou que tais resultados se concretizam pelo melhor gerenciamento de dados e acompanhamento da CGJ, sob gestão do Des. Erivan José Lopes, bem como pela organização administrativa do E.TJPI, gestão do presidente Des. Aderson Brito Nogueira, que atendeu à necessidade demonstrada, contemplando a unidade com servidores efetivos na Secretaria Criminal em agosto de 2025.
Por fim, fez questão de integrar e comemorar o título juntamente com a presença dos servidores Horácio Ferreira – servidor efetivo que ocupa o cargo de secretário da 2ª Vara Cível – e Marcelo Victor – servidor efetivo lotado na 2ª Vara Cível –, por terem participado da consecução desse plano, demonstrando altruísmo ao ajudar os servidores novatos empossados e lotados na 1ª Vara Criminal, além da convivência harmoniosa.
Registrou a inexistência de mandados judiciais em atraso na 1ª Vara Criminal que estivessem pendentes de cumprimento pelos oficiais de justiça: dona Nailye Trajano, lotada desde 2021, e os recém-empossados Alex da Silva e Amanda Moraes, que estão na unidade há pouco menos de 20 dias.
Assim, a 1ª Vara Criminal de Uruçuí/PI figura hoje em 1º lugar dentre as unidades criminais, sendo destaque e referência estadual, atenta aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além da celeridade e efetividade da justiça.
A juíza agradeceu ainda aos demais operadores do Direito – Advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública e municipalidade – que acompanharam todo o processo de melhorias desde 2021 até a presente data, reconhecendo os esforços e colaborações, especialmente quanto à necessidade de nomeação e lotação de servidores na 1ª Vara Criminal.
“O empenho vem sendo diariamente empregado desde maio de 2021, quando recebi a unidade, que já enfrentava dificuldades conhecidas. É com muita honra e alegria que conquistamos cada selo, que registra e sela todo esse caminho percorrido e trilhado. Muito trabalho foi feito e os resultados sociais também são percebidos pela sociedade uruçuiense”, pontuou Patrícia Luz Cavalcante, que também registrou carinho às senhoras Aparecida, Aldanha e dona Josilene, responsáveis pelos serviços gerais e vigilância.
Fonte: 1ª Vara da Comarca de Uruçuí/PI



