Senado aprova Kassio Nunes Marques para o STF; Amapi acompanha sabatina

23 de outubro de 2020

Nessa quarta-feira (21), o Senado Federal aprovou a indicação do Desembargador Kassio Nunes Marques para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 57 votos favoráveis, 10 contrários e 1 abstenção. Ele substituirá o ex-decano Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13.

A sabatina, de aproximadamente dez horas, na Comissão de Constituição e Justiça, foi acompanhada pela Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), por meio do presidente, Juiz Leonardo Brasileiro; e dos diretores Thiago Brandão de Almeida e Leonardo Lúcio Freire Trigueiro.

“A Amapi já manifestou publicamente seu apoio ao nome do Desembargador piauiense Kassio Nunes Marques para o STF. Como ministro da mais alta Corte do país, certamente seu trabalho será pautado na independência e na defesa dos valores democráticos e da Constituição. A Amapi reitera sua confiança e deseja sucesso ao novo Ministro Kassio Nunes frente aos desafios como ministro do STF”, frisa o presidente da Amapi, Leonardo Brasileiro.

Os assuntos da sabatina na CCJ do Senado foram variados e abrangeram a seara política, econômica, temas penais, pautas de costumes e sobre a harmonia entre os Três Poderes. O desembargador fez um balanço de sua trajetória de vida, lembrou da infância e destacou pontos de sua carreira na magistratura.

Magistrado desde 2011, Kassio Marques é natural de Teresina (PI). Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, é Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, na Itália; Pós-Doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha; e Mestre em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em maio de 2011, foi empossado desembargador federal do TRF da 1ª Região.

Com informações: Agência Senado e AMB

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com