A Associação dos Magistrados Piauienses, diante das mentiras (fake news) disseminadas contra a juíza de Direito Luciana Claudia Medeiros de Souza Brilhante, da Comarca de Manoel Emídio, vem a público esclarecer:
É falsa e criminosa a divulgação em redes sociais de que a referida magistrada não contabilizou os votos de uma das urnas de seção do município de Manoel Emídio para beneficiar um dos candidatos. É lamentável e merece o mais veemente repúdio o comportamento antidemocrático de pessoas que insistem em divulgar e repassar mensagens mentirosas, aproveitando-se do acirramento político para atingir a honra da Magistrada e confundir ainda mais a população.
O fato é grave, pois constitui ataque direto à magistrada, que atua, desde o início do ano, em favor da Justiça Eleitoral naquele município, tendo acompanhado a eleição até a publicação do resultado da eleição pelo TSE, no cartório eleitoral, na noite do dia 15 de novembro. Ademais, as mentiras maculam e desprestigiam a imagem da própria Justiça Eleitoral e do sistema eleitoral brasileiro, que é reconhecido mundialmente pela segurança, celeridade e informatização.
A Amapi reforça que os órgãos competentes já estão diligenciando no sentido de apuração imediata e devida das divulgações falsas, para o esclarecimento dos ataques e para a punição dos responsáveis. Frisa ainda que tal fato calunioso servirá de base para o requerimento de medidas judiciais para salvaguarda da honra da associada, que, inclusive, já oficiou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sobre o caso.
Leonardo Brasileiro
Presidente da Amapi