O Juiz de Direito Robledo Moraes Peres de Almeida, Titular da Comarca de Caracol, recebeu o Título de Diploma de Amigo da Polícia Militar.
A entrega do Diploma foi feita pelo Capitão Igor Moreira Sousa, Comandante da 3ª Companhia, do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediada em Caracol, município no extremo Sul do Piauí, na divisa com o Estado da Bahia, a 610 Km da capital, Teresina.
A honraria foi concedida pelos relevantes serviços prestados pelo Magistrado à Polícia Militar, notadamente o auxílio para a construção da sede da Comandante da 3ª Companhia.
HISTÓRIA
A Polícia Militar não tinha sede própria em Caracol. O Grupamento de Polícia Militar (GPM) funcionava em um imóvel alugado e antigo. A Corporação tinha a intenção de criar uma Companhia na região. Porém, não tinha local e recursos para a instalação.
Aí entra a atuação do Magistrado: havia um imóvel abandonado ao lado do Fórum de Caracol. O Juiz de Direito se voluntariou a ajudar a Corporação. Inicialmente foi buscada a regularização do imóvel, o qual foi doado pelo município à Polícia Militar. Em seguida, o Magistrado determinou o repasse à Polícia Militar de recursos arrecadados em processos de transação penal, acordo de não persecução penal, penas pecuniárias e acordo de não persecução cível, os quais foram integralmente utilizados na reforma do imóvel e aquisição de móveis, como cadeira, mesas de escritórios e armários, além de computador e impressora.
Com o auxílio do Magistrado, a 3ª Companhia, do 11º Batalhão de Polícia Militar, foi instalada e já está em funcionamento.
O magistrado destacou a importância da instalação para a segurança do município de Caracol, que fica na divisa com o Estado da Bahia. “A inauguração da 3ª Companhia da Polícia Militar contribuiu também para a segurança de toda a região de São Raimundo Nonato, pois está sendo finalizada a construção a BR-235, que interligará o Piauí aos Estados da Bahia e de Pernambuco, passando pela região de Bom Jesus”, completou o juiz.