Leitura e trabalhos artesanais são usados como remição de pena em Oeiras

05 de julho de 2019

As portarias expedidas pelo Juiz Rafael Mendes Palludo, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Oeiras, possibilitam aos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras a remição da pena como forma de ressocialização do sistema prisional por meio da leitura e de trabalhos artesanais.

O trabalho através do artesanato é uma das ferramentas de ressocialização ofertadas no sistema prisional do Piauí. Aproximadamente 20 reeducandos de Oeiras produzem objetos utilizados no cotidiano do piauiense. Cestas, toalhas de mesa, porta-retratos, porta-joias, chapéus e outros utensílios são produzidos na unidade penal.

Nas portarias, o magistrado considera que “a harmônica integração social do preso cautelar, do condenado e do interno sobreleva a importância do trabalho, que se complementa com a assistência educacional, material, à saúde e religiosa, como dever social e condição de dignidade humana”.

O material artesanal produzido pelos reeducandos está sendo comercializado em feiras como a 7ª edição da Expoeiras, realizada no último mês de junho, e também fica exposto de forma permanente no átrio do Fórum de Oeiras.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com