Foi realizada, na manhã desta terça-feira (24), a solenidade de abertura do ano judiciário de 2023 do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Conduzida pelo presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, a cerimônia aconteceu no prédio do novo Palácio da Justiça, com a presença de magistrados, servidores e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, acompanhou a solenidade, reforçando o compromisso dos magistrados e magistradas com o avanço do Judiciário piauiense. “O Tribunal terá nos juízes e juízas do Piauí colaboradores de primeira ordem no que tange às ações que visem melhorar, cada vez mais, os serviços oferecidos à população”, disse Machado.
Em seu pronunciamento, o desembargador Hilo de Almeida Sousa frisou que a abertura do ano reflete a renovação do compromisso do Tribunal com a sociedade. “Essa é uma data simbólica, mas essencialmente importante, uma vez que abrimos o sistema de justiça e assumimos o compromisso com o povo do Piauí: o de garantir os direitos e garantias sociais. Sem justiça não existe respeito à cidadania e à dignidade. Queremos celeridade, resolutividade, transparência e inovação da Justiça sempre com o propósito de servir as pessoas. Pessoas estas que devem ser a razão de nos levantarmos todos os dias para trabalhar”, frisou o presidente do TJPI.
A solenidade foi aberta pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, decano do TJPI e Vice-Presidente de Esportes e Lazer da AMAPI. “Muito honrado em fazer esse pronunciamento que abre o ano judiciário de 2023. Desejo um ano repleto de conquistas voltadas para o bem do Estado do Piauí e dos jurisdicionados”, afirmou o magistrado
O evento contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; do Procurador Geral do Estado, Francisco Gomes Pierot Júnior, representando o Governador; do deputado estadual Henrique Pires, representando a Assembleia Legislativa; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kennedy Barros; do Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis; do presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, dentre outras autoridades.
–
Itamara Santiago (Ascom AMAPI)