Justiça em Números: cada Magistrado do Piauí julgou 893 processos em 2020

29 de setembro de 2021

O Conselho Nacional de Justiça divulgou, nessa terça-feira (28), o Relatório Justiça em Números 2021. O anuário estatístico reúne os principais dados orçamentários, quantitativos de pessoal e diagnóstico do desempenho da atividade judicial brasileira, abrangendo os 90 tribunais do Poder Judiciário.

Este ano, os números revelam o incremento na produtividade do Tribunal de Justiça do Piauí, quando analisado o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que é o principal escore do relatório. Ano passado, o TJPI alcançou o IPC-Jus de 49%. Em 2021, o índice que resume a produtividade e a eficiência do Tribunal saltou para 57%.

Para chegar a esse percentual, o CNJ considera o que foi produzido pelo Tribunal a partir dos recursos ou insumos disponíveis. A respeito dos insumos, conforme explica o Relatório, o índice agrega informações de litigiosidade, dados sobre recursos humanos e sobre recursos financeiros. O índice avalia também a quantidade de processos baixados, excluídos os processos de execuções fiscais e penais.

“Com esse avanço no IPC-Jus de 49% para 57%, podemos analisar que o trabalho do TJPI, com seus magistrados e servidores, vem, aos poucos, resultando em mais eficiência na prestação jurisdicional. E quem ganha com isso é a sociedade, que recorre ao Poder Judiciário para resolver suas questões. O objetivo, certamente, é melhorar mais a cada ano”, diz o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Leonardo Brasileiro.

Em relação à produtividade dos magistrados, o Relatório aponta que, em 2020, cada magistrado do Piauí julgou, em média, 893 processos. São quase três processos julgados por dia pelos 200 magistrados do Piauí. O presidente da Amapi ressalta que o resultado alcançado, mesmo no cenário da pandemia da covid-19, mostra que a Justiça piauiense segue em prontidão.

“A Justiça não para e dizemos isso porque, mesmo no período pandêmico, houve incremento na produtividade dos Magistrados e servidores. Sabemos que o Poder Judiciário piauiense precisa avançar em algumas questões relacionadas ao incremento da produtividade e à prestação jurisdicional mais célere, mas a constante evolução reflete o comprometimento de Magistrados e servidores em dar uma resposta mais célere às demandas da população que recorre à Justiça”, finaliza o juiz Leonardo Brasileiro.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com