O juiz Valdemir Ferreira Santos recebeu, nesta quinta-feira (5), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, o Título de Cidadania Piauiense, por indicação da deputada estadual Bárbara do Firmino. A entrega do título foi realizada no plenário Waldemar Macedo e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de várias autoridades.
Em seu discurso, Valdemir Ferreira dos Santos disse que, ao chegar no Piauí, a sensação foi de amor à primeira vista. “Amo essa terra que me acolheu de uma forma especial. Então, quando eu falo do Piauí eu tenho uma gratidão imensa e me sinto extremamente gratificado de receber esse título, que considero como o mais importante da minha vida”, disse.
Na ocasião, o magistrado fez questão de agradecer personalidades que, segundo ele, foram os maiores responsáveis por receber a honraria: “Agradeço a Deus, que me ilumina e me orienta; minha mãe, meu exemplo de vida; minha esposa, que não pensou duas vezes em me acompanhar com meus filhos, Enzo e Helena. Agradeço ao desembargador Erivan, meu presidente, que enxergou em mim um magistrado comprometido; ao desembargador Hilo, pela confiança; ao desembargador Sebastião e Solange, por acolherem a mim e a minha esposa de uma forma maravilhosa. Agradeço ao juiz Luís Moura, que me tratou como um irmão sem me conhecer; a Edimar e Soraia, extensão da minha família; e a deputada Bárbara do Firmino, que viu tudo isso e me agraciou com o título mais importante da minha vida. Serei eternamente grato”, disse Valdemir.
Natural de Sergipe, o magistrado trabalha atualmente como coordenador da Central de Inquéritos e do Núcleo e do Núcleo de Audiências de Custódia da Comarca de Teresina, é Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, e também é Juiz Titular da Vara Agrária do Piauí.
Representando a AMAPI, o juiz Leonardo Brasileiro acompanhou a solenidade no plenário da Assembleia e integrou a mesa de honra, juntamente com o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa; presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes; desembargador Sebastião Ribeiro Martins; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, José Vidal de Freitas Filho; o secretário de Estado de Planejamento, Washington Bonfim; a juíza Lucyane Martins Brito; e a esposa do homenageado, Érica Ferreira.