Juiz Thiago Aleluia recebe título de cidadão piauiense

26 de outubro de 2023

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o magistrado Thiago Aleluia Ferreira, atualmente Juiz Titular da Comarca de Luzilândia, recebeu o Título de Cidadania Piauiense. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual João Mádison e aprovada pela Casa Legislativa em razão dos relevantes serviços prestados pelo magistrado ao Piauí.

Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira é natural de Salvador, na Bahia, e reside no Piauí desde 2013, quando assumiu como Juiz de Direito do Tribunal de Justiça. Atuou nas comarcas de Bertolínia, Manoel Emídio, Eliseu Martins e Luzilândia, como juiz titular. Como substituto e auxiliar, atuou nas comarcas de Matias Olímpio, Uruçuí, Cristino Castro, São João do Piauí, Teresina, Floriano, Parnaíba e Batalha.

Na ocasião, o deputado João Mádison, destacou a homenagem como merecida e frisou a atuação do juiz em prol do estado do Piauí. Em seu discurso, o conselheiro federal da OAB-PI, Carlos Júnior, ressaltou a urbanidade do juiz Aleluia no tratamento respeitoso com os advogados, lembrou da boa convivência na comarca de Luzilândia, do preparo intelectual e humano do homenageado, e que a OAB-PI é unânime em reconhecer a concessão do título de cidadania como justa e merecida.

Ao agradecer a cidadania, Aleluia frisou ser um momento ímpar e especial em sua trajetória de vida pessoal e profissional. “Estou há uma década no Piauí e esse momento é importante também pra gente refletir sobre a jornada e os valores que norteiam a minha carreira no Poder Judiciário. O Piauí me acolheu com hospitalidade, solidariedade, cuidado e atenção. Trabalhei do Sul ao Norte do Estado, passando por pelo menos umas 40 cidades. Sempre fiz questão de andar pelas praças, mercados, comércio, fazer parte da comunidade. Porque essas cidades não eram apenas locais de trabalho, eram o meu lar. Aqui nasci de novo e renovei minha aliança com Deus. Aqui nasceu a minha filha, Luísa. E esse título reforça a oportunidade de retribuir todo o carinho que recebi ao longo desses anos”, disse Aleluia.

O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, acompanhou a solenidade, integrando a mesa de honra. “O juiz Thiago Aleluia engrandece a magistratura do Piauí com sua dedicação, seu trabalho exemplar, sua empolgação com os estudos, com a pesquisa e, principalmente, pela abnegação em bem servir a população piauiense. Uma justa homenagem!”, disse.

A entrega do título contou com a presença de familiares, amigos e colegas do homenageado, além de várias autoridades. Além do presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, compuseram a mesa de honra os desembargadores Pedro Macedo e Edvaldo Moura; os juízes auxiliares da Corregedoria Geral de Justiça, José Vidal Freitas Filho e Thiago Brandão; os vereadores Edilberto Borges e Venâncio Cardoso; o Comandante PM, Ten. Cel. José Wilson; o Tenente Rogério Andrade; o Conselheiro Federal OAB, Carlos Junior, dentre outros.

PERFIL

Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira é natural de Salvador, na Bahia. É Pós-Graduado em Direito Público e em Direito Processual Penal; Mestre em Direito pela UNESA; e Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Reside desde 2013 no Piauí, onde atua como Juiz de Direito do Tribunal de Justiça. Como juiz titular, atuou nas comarcas de Bertolínia, Manoel Emídio, Eliseu Martins e Luzilândia. Como substituto e auxiliar, já atuou nas comarcas de Matias Olímpio, Uruçui, Cristino Castro, São João do Piauí, Teresina, Floriano, Parnaíba e Batalha.

Atualmente é Juiz Titular da Comarca de Luzilândia e Juiz Eleitoral da 27ª Zona Eleitoral. Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, desde 2013. É Membro do Conselho Consultivo da Escola Judiciária do Piauí – EJUD. Membro do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-PI. Foi Vice-Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI), até 2022.

Thiago Aleluia tem extensa trajetória no magistério. Professor de pós-graduação da Escola do Legislativo-ALEPI, desde 2017. Formador da Escola Judiciária do Piauí – EJUD. Instrutor e formador da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. Professor convidado da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão. Professor convidado da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI). Professor convidado da Escola Superior da Advocacia do Maranhão (ESA-MA).

Por: Itamara Santiago | Ascom AMAPI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com