Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa, o juiz Silvio Valois Cruz Júnior recebeu o Título de Cidadania Piauiense em razão dos relevantes serviços prestados ao Estado como magistrado. Representando a AMAPI, o juiz Leonardo Trigueiro acompanhou a solenidade e integrou a mesa de honra.
A propositura da homenagem foi de autoria do deputado estadual Gessivaldo Isaías, que destacou o título de cidadania como reconhecimento pelo trabalho realizado pelo magistrado Silvio Valois. “O Piauí acolhe você de braços abertos! Esse título foi aprovado por unanimidade e ressalto que no próximo 19 de outubro, Dia do Piauí, você poderá celebrar, oficialmente, como um piauiense. É uma honra saber que temos um cidadão que contribui para o Estado do Piauí e para o seu crescimento através de muito trabalho”, disse o parlamentar.
Silvio Valois é juiz titular da Vara Única da Comarca de Monsenhor Gil, cuja trajetória foi ressaltada durante a solenidade, com destaque para a conquista do primeiro lugar no Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral – 2023, na modalidade Magistrados, com o projeto “Justiça e Informação: violência contra a mulher, não!”.
Em seu discurso, o magistrado Valois destacou as vezes que subiu à tribuna da Assembleia: a primeira, para falar sobre a pós-graduação em Direito Militar, inédita no Nordeste na modalidade presencial; e a segunda, para receber o título de cidadania.
“Esse momento ficará para sempre na minha lembrança. É uma honra me tornar um piauiense de direito, porque, de fato, já me sentia há muito. Terra de grandes nomes, como Evandro Lins e Silva e Petrônio Portela. Digo sempre que a minha casa é aqui no Piauí. Com este título, além de todo o conjunto de direitos que o instituto da cidadania confere, me atenho apenas a um dever, que é contribuir com o desenvolvimento, com o aperfeiçoamento da sociedade piauiense, tornando-a cada vez mais justa, livre e solidária”, disse Valois.
Na ocasião, o magistrado lembrou o dia 5 de fevereiro de 2011, quando veio ao Piauí pela primeira vez, por ocasião da primeira fase do concurso para juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí. “Mais de 11 anos se passaram. Aqui fiz amigos; fiz família; fiz colegas de trabalho que eu também considero família; fiz grandes parcerias que só enaltecem o trabalho da Comarca de Monsenhor Gil; fiz questão que meu segundo filho nascesse aqui, no Piauí. Então, se eu pudesse refazer a minha trajetória, eu faria tudo de novo. Muito obrigado!”, disse o juiz Silvio Valois.
A sessão solene reuniu autoridades, convidados e familiares do homenageado, no plenário Dep.Waldemar Macedo: o juiz Leonardo Trigueiro, representando a Associação dos Magistrados Piauienses; o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o prefeito de Monsenhor Gil, João Luís Carvalho da Silva; a presidente da Câmara Municipal de Monsenhor Gil, vereadora Eliane Moura; os juízes auxiliares da Presidência da TJ-PI, Leonardo Brasileiro e Luís Moura; o corregedor geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Antônio Cordeiro da Silva, dentre outras.
PERFIL
Nascido em 10 de agosto de 1983, Silvio Valois Cruz Júnior atualmente é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; Juiz Eleitoral da 58ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí; Membro da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais – AMAJME. Especialista em Direito Militar; Vice-presidente do Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – FOPIVID; Coordenador da 1ª Pós-Graduação de Direito Militar da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão; Coordenador da Comissão de Criação e Revisão de Modelos de ato e Documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; Ex-Gestor das Metas ENASP/CNJ – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública do Conselho Nacional de Justiça, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí; Ex-membro do Comitê Gestor Regional para gestão e implementação da política nacional de atenção prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição do TRE/PI.
Foi empossado no cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em
22 de março de 2013, com atuação nas comarcas de Nossa Senhora dos Remédios (2013); Capitão de Campos (2015), Monsenhor Gil (de 2018 até o presente momento). Também foi aprovado no Concurso Público para o cargo de Juiz de Direito do Juízo Militar Substituto da Justiça Militar do Estado de São Paulo, em março de 2023.
Autor de diversos livros e artigos, Silvio Valois também atuou como Juiz Auxiliar na 3ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, 1ª Vara Cível da Comarca de Teresina, 3ª Vara Criminal da Comarca de Teresina e Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. Já respondeu pela Vara única da Comarca de Francinópolis, 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, Vara única da Comarca de Porto e 1ª Vara Criminal da Comarca de Piripiri. Também atuou em Esforço Concentrado nas Varas de Família e Sucessões de Teresina, Mutirão Carcerário, Mutirão Eficiência e Socioeducação e Justiça Itinerante.
–
Por: Itamara Santiago | Ascom AMAPI