Histórico: juíza Keylla Ranyere é empossada solenemente na presidência da AMAPI

10 de janeiro de 2025

Em um momento histórico, a juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio tomou posse como presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo em 65 anos de história da instituição. A cerimônia solene aconteceu nesta sexta-feira (10), no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), reunindo autoridades, amigos e familiares da empossada.

A magistrada, que atuou em outros cargos de destaque na AMAPI e no sistema judiciário, assume a presidência com o compromisso de fortalecer as pautas da categoria, ampliar a representatividade e dar continuidade ao trabalho realizado por seu antecessor, o juiz Maurício Machado, que agora será Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí.

Em seu discurso, Keylla emocionou os convidados ao falar sobre os desafios da magistratura por meio de um cordel de sua autoria, ressaltando com sensibilidade a importância da atividade associativa para o fortalecimento da classe. Ela destacou a importância do momento, tanto para a história da AMAPI quanto para a luta por igualdade de gênero nas instituições.

“É uma honra e uma grande responsabilidade assumir este cargo. Ser a primeira mulher a presidir a AMAPI em mais de seis décadas demonstra que estamos avançando, mas também evidencia o quanto ainda precisamos trabalhar para consolidar a equidade. Meu compromisso é com uma gestão participativa, transparente e voltada para as necessidades dos magistrados e da sociedade que servimos”, afirmou a juíza.

Keylla ressaltou ainda os desafios do cargo, como a valorização da magistratura em um momento de transformações sociais e institucionais. “A magistratura enfrenta desafios enormes, desde a sobrecarga de trabalho até a necessidade de manter o equilíbrio e a imparcialidade. A AMAPI será um espaço de fortalecimento, apoio e defesa de nossos magistrados e magistradas, ao mesmo tempo em que continuaremos buscando formas de aproximar o Judiciário da população”, completou.

A nova presidente também recebeu homenagens e manifestações de apoio de colegas, que destacaram sua competência, trajetória e compromisso com a causa da magistratura.

Por meio de vídeo, a ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil, também manifestou sucesso à gestão da presidente Keylla. “Como a primeira mulher a presidir a AMB, sei bem a importância e os desafios de ocupar esse espaço de liderança, especialmente em uma instituição tão representativa. A Keylla é uma magistrada cujo currículo brilhante e trajetória exemplar falam por si. Tenho plena confiança de que sua gestão será marcada pela mesma determinação e excelência que caracterizam sua carreira”, pontou Renata Gil.

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages-PI), juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, destacou que “hoje, celebramos não apenas uma nova etapa na história da AMAPI, mas também a continuidade de um legado de compromisso e excelência. Durante a gestão do juiz Maurício Machado, vimos uma liderança marcada pela proximidade com os magistrados, pela comunicação acessível e pela busca incessante por soluções para os desafios da nossa classe. Agora, temos a honra de receber a juíza Keylla Ranyere como presidente da nossa associação, uma profissional com sólida experiência, cuja liderança é reconhecida pela firmeza nas decisões, pela interação respeitosa com todos e pelo profundo compromisso com a magistratura”, disse.

Representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus, destacou o empenho de magistrados do Piauí na defesa de causas da magistratura nacional, citando o trabalho dos juízes Leonardo Trigueiro, Thiago Brandão e Maurício Machado Queiroz. “Agora, sob a liderança da Dra. Keylla, tenho certeza que a AMAPI continuará a avançar, sempre pautada pelo diálogo, pela ética e pela dedicação ao fortalecimento da nossa classe. Estamos confiantes no sucesso de sua gestão”, frisou.

Compareceram à cerimônia de posse diversas autoridades, amigos, familiares da empossada, bem como os presidentes das seguintes associações de magistrados: juiz Marco Adriano (AMMA); juiz Carlos Alberto Martins Filho (AMAGIS-DF); juíza Eunice Haddad (AMAERJ); juiz Thiago Massad (APAMAGIS).

Por: Itamara Santiago/Ascom AMAPI

Fotos: Thiago Amaral

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com