Des. Ricardo Gentil toma posse como supervisor da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPI

25 de agosto de 2023

O desembargador Ricardo Gentil tomou posse, nesta quinta-feira (24), como supervisor da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Piauí (CEM/TJ-PI), com mandato até 2024. O cargo era exercido anteriormente pela desembargadora Eulália Pinheiro, que se aposentou no dia 7 de agosto. A posse aconteceu durante a abertura do IV Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fopivid), que segue até hoje (25), em Teresina.

A CEM/TJ-P tem como atribuições, dentre outras, contribuir para o aprimoramento da estrutura e das políticas do Poder Judiciário na área do combate e da prevenção à violência contra as mulheres, além de promover articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais para a concretização dos programas de combate à violência doméstica.

O desembargador Ricardo Gentil ressaltou, em sua fala, que o fenômeno da violência, em seus variados matizes, é mundial; e que são necessárias “ferramentas úteis a tão delicado dilema”.

Já o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, lembrou que cabe ao Tribunal implementar ações em concordância com a política de combate a violência contra a mulher, juntamente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e outros organismos estatais, além instituições ligadas à defesa dos direitos humanos. “Desde sua implantação, no dia 31 de maio de 2016, até os dias atuais, a Coordenadoria da Mulher do TJ-PI tem sido um importante instrumento de articulação e fomento de ações de prevenção e efetivo combate à violência doméstica e familiar. Desejo ao desembargador Ricardo Gentil muito sucesso nesta missão, que se coaduna aos anseios da sociedade”, pontuou.

FONTE:TJPI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com