Decisão inédita: Juiz Igor Alencar concede registro de pessoa não-binária no interior do Piauí

23 de julho de 2021

Em uma decisão inédita no Piauí e no Nordeste, o juiz Igor Rafael Carvalho de Alencar, da Vara Única da Comarca de Corrente, concedeu a A.B.S.N., de 23 anos, o direito de alterar o marcador de gênero em seu registro civil para não-binário. A decisão foi proferida na última terça-feira (20) e é a terceira do gênero em todo o país e a primeira em todo o Nordeste.

Na sentença, datada do dia 20 de julho, o juiz Igor Rafael Carvalho de Alencar destaca que “[…] A modificação do nome e prenome é admitida em casos excepcionais, como exposição ao ridículo, evidente erro de grafia, homonímia que causa embaraço, apelido público e notório não proibido pela lei, necessidade de proteção de vítimas e testemunhas de crimes graves, tradução de nome estrangeiro, adoção e modificação do sexo etc”.

Diz ainda: “no caso concreto, restou comprovado que a alteração do prenome não objetiva descumprimento de obrigações, já que, de fato, o autor era submetido a situações públicas constrangedoras, como alegado de quando era tratado como homossexual ou a ser tratado como mulher nas relações profissionais e comerciais, quando assim não se sente […] Portanto, determino a modificação do prenome do autor para passar a constar “C.”, o que de fato afastará o constrangimento em razão de seu nome”, consta na decisão.

A pessoa requerente da ação, A. B. S. N., geneticamente, nasceu sob o sexo feminino. Entretanto, diz que desde a pré-adolescência percebeu que não tinha identidade com o seu sexo biológico, pois psicologicamente pertencia ao gênero não-binário. Na ação, acrescenta que o nome feminino “A.B.”, registrado em sua certidão de nascimento e carteira de identidade, provoca-lhe grandes transtornos, já que não condiz com a sua atual aparência completamente masculina.

A pessoa requerente foi assistida pela Defensoria e buscou o atendimento após negativa do cartório para alteração em seu nome.

Com informações: Defensoria Pública-PI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com