Comitiva da Corregedoria do Rio de Janeiro conhece plataformas desenvolvidas pela CGJ-PI

12 de dezembro de 2023

Na manhã desta terça-feira (12), o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, recebeu a comitiva da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apresentação das plataformas e sistemas tecnológicos desenvolvidos pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí (CGJ-PI), que automatizam e aceleram a prestação jurisdicional.

“Hoje apresentamos os sistemas desenvolvidos pela equipe da CGJ-PI para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e é de grande estima sabermos que, não apenas estamos desenvolvendo tecnologias inéditas que utilizam a Inteligência Artificial para auxiliar a Justiça, mas também, outros Tribunais estão nos procurando para conhecerem essas plataformas, para possíveis aplicações em seus Judiciários”, afirma o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão.

Para o juiz–auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Oliveira da Silva, as ferramentas apresentadas são inovações que permitem um acesso mais dinâmico à Justiça.

“Eu tive a oportunidade de conhecer duas ferramentas de Inteligência Artificial criadas pela Corregedoria piauiense já no Encontro Nacional de Corregedores-ENCOR, no Maranhão, em que fiquei muito impressionado. Agora viemos conhecer pessoalmente e constatamos a realidade de como a tecnologia pode e deve auxiliar na prestação da atividade jurisdicional, utilizando um serviço qualificado e permitindo que o cidadão e o jurisdicionado tenha um acesso amplo e irrestrito à uma Justiça mais rápida e célere”, afirma juiz–auxiliar da Corregedoria do TJRJ, Marcelo Oliveira da Silva.

De acordo com o chefe do serviço de desenvolvimento do PJe do TJRJ, Diego Pereira Calçada, as tecnologias desenvolvidas são fundamentais para o Judiciário nacional.

“Viemos do Rio de Janeiro para conhecer um pouco dos projetos e soluções tecnológicas desenvolvidas pela Corregedoria do Piauí, e ficamos surpresos positivamente com a capacidade do Tribunal piauiense que, mesmo com uma equipe reduzida, desenvolveu soluções tão eficientes que vão agregar bastante no Judiciário brasileiro”, destaca o servidor.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), Maurício Machado Queiroz Ribeiro, o encontro proporcionou uma grande troca entre as instituições: “Esse intercâmbio entre a Corregedoria do Piauí e do Rio de Janeiro nos permitiu uma troca de experiências e informações que possibilitam ainda mais melhorias à prestação jurisdicional, tanto do Piauí quanto do segundo maior Tribunal de Justiça do país”, declara o magistrado.

Fonte: CGJ-PI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com