Comarca de Monsenhor Gil recebe certificado 100% Digital da Corregedoria Geral de Justiça

28 de março de 2019

A Comarca de Monsenhor Gil é a segunda do Piauí a ter o certificado Selo 100% Digital da Corregedoria Geral de Justiça. O juiz Sílvio Valois Cruz Júnior, titular da Comarca de Monsenhor Gil, recebeu o certificado, nesta quinta-feira (28), do Vice-Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Oton Mário Lustosa.

O trabalho do Núcleo Central de Digitalização de Processos na Comarca de Monsenhor Gil migrou 259 processos que tramitavam no Sistema de Controle de Processos de Primeiro Grau Themis Web para o Processo Judicial Eletrônico (Pje).

“Foi um trabalho desenvolvido por uma equipe de servidores, incluindo os da própria unidade, visando imprimir maior efetividade e celeridade às demandas judiciais. Durante uma semana os processos físicos foram digitalizados e migrados integralmente para a plataforma PJe – Processo Judicial Eletrônico”, explica o juiz Sílvio Valois.

O magistrado informa ainda que os advogados foram individualmente intimados da migração e, desde então, deverão atuar exclusivamente na forma eletrônica. “Com o processo eletrônico, todos os peticionamentos também passam a ser nesse formato, agilizando a tramitação dos autos, com a otimização do tempo, do trabalho e a transparência de cada processo. O Poder Judiciário, servidores, magistrados e, claro, a população só têm a ganhar com o uso dessa tecnologia”, completa o juiz Sílvio Valois.

A virtualização dos processos judiciais está de acordo com a Resolução 185/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu o Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais e estabelece os parâmetros para sua implementação e funcionamento.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com