AMB lança e-book que desmistifica o “juridiquês” e aproxima o Poder Judiciário do cidadão

02 de janeiro de 2023

Uma das principais preocupações dos usuários do sistema judiciário é a distância que a sociedade tem da linguagem jurídica, popularmente chamada de “juridiquês”. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) acredita que a Justiça pode ser ainda mais próxima do cidadão e, por isso, lança a versão atualizada do e-book “Justiça ao Alcance de Todos – Desmistificando o Poder Judiciário e o juridiquês”.

A ideia da publicação é incentivar que os cidadãos compreendam os termos jurídicos para que possam entender também as estruturas do Judiciário e o seu funcionamento. No Direito, a precisão de significados e conceitos é extremamente importante, já que sua aplicação prática causa efeitos inclusive na segurança jurídica. Portanto, o principal objetivo do e-book é que as pessoas conheçam as definições das expressões de forma clara e objetiva, reconhecendo seus direitos e garantias.

De acordo com a coordenadora da obra, Rita de Cássia Ramos de Carvalho, há uma nova perspectiva do uso de uma linguagem mais simples pelos profissionais da área, corroborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A Resolução 325/2020 afirma que todos devem ter entendimento e fácil compreensão dos textos jurídicos já que fazem parte da rotina de toda a população que bate às portas do Poder Judiciário”, disse a magistrada.

Para o juiz Kéops de Vasconcelos, que participou da organização do livro, a utilização de uma linguagem objetiva torna o Poder Judiciário mais próximo do cidadão. “Vivemos em um momento em que é imprescindível a utilização de um vocabulário simples, evitando-se o chamado ‘juridiquês’, para que a prestação jurisdicional se torne mais acessível a todos, especialmente aos que não têm conhecimento jurídico”, afirmou.

A produção da publicação também contou com a participação da secretária-geral da AMB, Julianne Freire Marques; da secretária-geral do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ), Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; dos magistrados Lourenço Cristóvão Chemin e Mirla Regina da Silva; e do advogado Lucas Almeida de Lopes Lima.

O e-book está disponível para leitura. Clique aqui para acessar.

FONTE: AMB

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com