Nos próximos dias 5 e 12 de maio, a Associação dos Magistrados Piauienses promove a vacinação dos associados contra a gripe influenza H1N1. A vacinação acontecerá na sede administrativa da Amapi, das 8h às 17h, e será destinada aos associados menores de 60 anos e não portadores de doenças crônicas.
Desde o dia 23 de abril, o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza para diminuir o impacto da gripe em todo o país. Dessa forma, os demais associados podem ter acesso à vacinação gratuita nos postos de saúde, sem prejuízos à imunização.
O presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, explica que, em virtude da dificuldade para se achar vacinas nas redes privadas, a Amapi adquiriu vacinas para aqueles que não estão no grupo de risco e não têm acesso a elas gratuitamente. “Os que estão no grupo de risco do Ministério da Saúde já podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde. Não se esgotando o estoque adquirido, as vacinas que, porventura, sobrarem, serão oferecidas em data futura para todos associados e dependentes. Caso algum associado relate dificuldade de acesso à vacina gratuita, iremos adquirir em favor dele imediatamente”, afirma o presidente.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.