AMAPI participa de reunião com ministros Barroso e Fachin no STF

14 de setembro de 2023

O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, a Diretoria da Associação dos Magistrados do Brasileiros (AMB) e representantes de 32 entidades associadas à AMB se reuniram no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (13), com o Ministro Luís Roberto Barroso e o Ministro Edson Fachin em encontro inédito para tratar de temas de interesse da Magistratura para o fortalecimento do Poder Judiciário.

A reunião foi realizada a duas semanas da posse Presidencial no STF e no CNJ para o biênio 2023-2025. O evento está marcado para o dia 28 de setembro.

Na reunião, o Ministro Luís Roberto Barroso apresentou os principais eixos da gestão que pretende conduzir à frente da Corte Superior e do CNJ. O futuro Presidente convidou a AMB e as entidades filiadas à Associação para o diálogo permanente na busca de soluções de consenso nos assuntos de interesse da Magistratura brasileira.

“A ideia da reunião é tomar um pouco a temperatura e verificar as preocupações das associações, não apenas as corporativas, mas também as institucionais, e ouvir as ideias e sugestões para fazermos uma gestão participativa e eficiente para o Poder Judiciário”, disse o futuro Presidente do STF e do CNJ.

O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou o encontro por seu caráter inédito na história da Magistratura brasileira, ao dizer que o ministro Luís Roberto Barroso deixa a sua marca.

“É algo diferente chamar a Magistratura para conversar, para buscarmos soluções dialogadas. Todos saíram do encontro com muita esperança”, afirmou o Presidente que acrescentou ainda: “…o Judiciário sempre foi muito hermético e sempre recebemos as coisas de cima para baixo – essa é a primeira vez que se abre um canal de diálogo para ouvir a Magistratura, nossos anseios e angústias. Então, fica a nossa gratidão e o ministro Barroso pode contar com a nossa parceria para apoiar a administração do Judiciário e a sua liderança”.

Fortalecimento

Os principais temas tratados foram a valorização da carreira da Magistratura, melhorias no segmento dos juizados especiais, PEC 187/ 2012 – que versa sobre as Eleições Diretas para dirigentes dos Tribunais brasileiros – e representatividade feminina nas Cortes.

Durante três horas de reunião, a Diretoria da entidade e representantes das filiadas abordaram a prestação dos serviços do Judiciário – expondo os desafios enfrentados pelos Magistrados nas grandes cidades e nas pequenas localidades de todos os estados.

Os participantes também trataram de temas importantes para o fortalecimento do Poder Judiciário, entre os destaques – a valorização da Magistratura.

Promessa

Ao final da reunião, o Ministro Barroso agradeceu ao Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, por ter organizado o encontro e informou que a fase é de construção de soluções consensuais.

“Juiz vocacionado, íntegro e trabalhador é uma benção para a cidadania, para a democracia e para a Justiça, de modo que tenho a maior admiração pela carreira que não segui. Portanto, quero ser um parceiro em tudo que for possível e razoável”, disse o Magistrado, comentando que o encontro de quarta-feira não será o único.

De forma complementar, o Ministro Edson Fachin disse que está em plena sintonia com o Ministro Barroso e avaliou como importante que as eventuais iniciativas adotadas tenham sentido de continuidade, estabilidade e permanência. “Creio que o Poder Judiciário brasileiro, naquilo que pode atuar, deve atuar para valorizar cada vez mais a Magistratura.”

O Ministro informou que ações estruturais que venham a ser adotadas pelo futuro Presidente do STF e do CNJ serão continuadas em sua administração posterior. “A Magistratura e a preservação da Magistratura, tenho a impressão, é a questão do tempo atual no Brasil. A Justiça é certamente um produto de primeira necessidade.”

FONTE: AMB

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com