O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, participou, nesta quinta-feira (11), da apresentação do projeto TJPI Descomplica, uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça visando à modernização e acessibilidade do Judiciário piauiense.
O projeto, idealizado pela Corregedoria, busca simplificar o entendimento da justiça por meio de recursos audiovisuais. Na Central de Processos Eletrônicos-CPE da Família, foram inseridos três modelos de mandados no Processo Judicial Eletrônico (PJe), utilizando uma linguagem simplificada e de fácil compreensão.
A partir do mês de janeiro, as mídias do projeto serão veiculadas no primeiro grau de jurisdição piauiense. Os mandados, que concentram informações essenciais, como os contatos da Vara, dados do réu e do processo, utilizam ícones para realçar e facilitar a compreensão.
Durante a apresentação, o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio Galvão, ressaltou a importância dessas ações para aproximar o Judiciário daqueles que necessitam dele, proporcionando uma compreensão mais fácil e rápida das informações. “Esse projeto é um passo significativo para a descomplicação do Judiciário, permitindo que os jurisdicionados tenham cada vez mais acesso aos serviços da justiça”, disse o corregedor.
Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria, Thiago Brandão e José Vidal de Freitas Filho; a equipe de secretários e assessores da CGJ-PI; membros do SINDOJUS e DPE e de advogado da comissão de Relações Institucionais da OAB/PI.
Com informações: CGJ/PI