AMAPI empossa nova Diretoria e Conselho Fiscal para gestão 2023-2025

04 de dezembro de 2022

Foram empossados, na noite deste sábado (3), a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI). A gestão da entidade será conduzida pelo presidente Maurício Machado Queiroz Ribeiro, eleito para representar os magistrados e magistradas estaduais do Piauí no triênio 2023-2025.

A solenidade de posse foi aberta pelo pelo juiz Leonardo Brasileiro, atual presidente da AMAPI, que saudou os novos dirigentes, ressaltou o desafio de conduzir a instituição de 2020 a 2022, defendeu o diálogo entre os Poderes, o fortalecimento do associativismo e a valorização da Magistratura. 

“As últimas gestões da AMAPI foram marcadas por períodos de progressos para a Magistratura piauiense e é preciso continuar avançando, especialmente porque as Associações assumem importante papel na tarefa de desenvolver estratégias coletivas de defesa da classe, com foco principal na independência do Poder Judiciário. Nesta linha, não tenho dúvidas de que a nossa AMAPI continuará combativa, unida e realizadora, pois será conduzida no próximo triênio por uma Diretoria composta de grandes nomes da Magistratura piauiense, sob a batuta do colega Maurício Queiroz”, disse Brasileiro.

Em seu discurso de posse, o presidente eleito, juiz Maurício Machado, também lembrou os avanços conquistados pela AMAPI em favor dos associados e as expectativas de trabalho nos próximos anos. “Continuaremos com os projetos de ampliação da colônia de férias e do clube; e sempre estaremos firmes na defesa das prerrogativas dos magistrados, melhores condições de trabalho, envolvendo políticas de saúde e segurança; nomeação de mais assessores; tratamento igualitário entre magistrados e magistradas, especialmente entre os que estão na ativa e os que já se aposentaram e tanto contribuíram. Em nível nacional, estaremos alinhados à AMB, que agora será conduzida pelo colega Fred Mendes, que deu espaço significativo à magistratura do Piauí em sua chapa”, afirmou Maurício.

O presidente recém empossado também reforçou que a AMAPI estará sempre altiva e atuante nas discussões de interesse da Magistratura e do Poder Judiciário piauiense. “Para a conquista dos nossos objetivos, é importante uma relação institucional profícua e respeitosa com os dirigentes do Poder Judiciário piauiense. Juntos, poderemos ressaltar ainda mais, junto à sociedade, as nossas conquistas, o trabalho sério e o comportamento ético que desempenhamos. Nossa Magistratura é composta por pessoas de valor e têm cumprido de forma louvável suas atribuições constitucionais. Os recentes números do CNJ falam por si e todos estão de parabéns”, completou o juiz Maurício Machado.

O evento contou com a presença de integrantes do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de presidentes de familiares e amigos dos associados. Fizeram parte da mesa, o presidente da AMAPI, juiz Leonardo Brasileiro; o presidente recém-empossado, juiz Maurício Machado; o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Erivan José da Silva Lopes; o Diretor da Escola Judiciária do Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins; a Juíza Carmem Maria Paiva Ferraz Soares, diretora Social, de Eventos e Convênios da AMAPI;  Décio Solano, diretor da Emgerpi, representando o Governo do Estado do Piauí; o Procurador do Município de Teresina, Aurélio Lobão, representando a Prefeitura; e a vice-presidente da OAB Piauí, Daniela Freitas.

HOMENAGENS

Durante a cerimônia de posse, a AMAPI homenageou importantes personalidades em razão de relevante contribuição para o engrandecimento da Associação e do Poder Judiciário do Piauí.

Receberam a Medalha e Diploma Sócio Honorário Desembargador Helvídio Clementino de Aguiar, os juízes Edvaldo de Sousa Rebouça Neto, Leonardo Lúcio Freire Trigueiro, João de Castro Silva, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos e Francisco das Chagas Ferreira.

Com a medalha do Mérito Judiciário Conselheiro Coelho Rodrigues, foram agraciados os desembargadores José Ribamar Oliveira e Aderson Antônio Brito Nogueira.

O presidente do TJ-PI, desembargador Oliveira, falou em nome dos homenageados. “Agradeço sobremaneira a homenagem recebida, ao tempo em que parabenizo o trabalho realizado pelo presidente Leonardo Brasileiro à frente da AMAPI nos últimos anos. Digo que o Dr. Leonardo Brasileiro é um vencedor, pois chegou até aqui, trouxe grandes vitórias para a Magistratura do Piauí, buscando e conquistando avanços para a nossa classe. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os juízes e desembargadores pelo apoio que deram à nossa gestão frente ao Tribunal de Justiça do Piauí. Fizemos o possível para elevar o nome do Tribunal e nesse final de gestão saio muito satisfeito, pois tivemos muitas lutas indormidas e seguiremos trabalhando. À nova diretoria da AMAPI, que tenho a honra de compor como integrante do Conselho Fiscal, desejo muito sucesso. Vamos continuar juntos nessa luta que é de todos nós”, afirmou o desembargador José Ribamar Oliveira.

Confira o breve perfil do Presidente eleito:

Maurício Machado Queiroz Ribeiro nasceu em 04 de fevereiro de 1982, em Teresina – PI, filho de Valdenir Queiroz Ribeiro e Maria de Jesus Machado Ribeiro. Casado com Izaura Constância Soares Queiroz Ribeiro desde 27 de janeiro de 2012, é pai de Maurício Machado Queiroz Ribeiro Filho e Angelina Machado Queiroz Ribeiro.

Estudou, do Maternal até o 1º Ano do Ensino Médio, no Instituto Dom Barreto e fez o 2º e 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Anglo, ambos em Teresina – PI. Formado em Bacharelado em Ciências da Computação (2005) e Direito (2007) pela Universidade Federal do Piauí. 

Entre 2001 e 2002, foi professor da rede pública estadual de ensino no programa Amigos da Escola. Entre 2006 e 2009, trabalhou na área de informática, como analista de sistemas, no Instituto Dom Barreto. 

Em 2010, foi aprovado no concurso para Procurador do Município de Loreto-MA. Em fevereiro de 2011, após aprovação no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí, assumiu o cargo de assessor (atualmente Analista Judiciário) na 3ª Vara Cível da Comarca de Teresina – PI. 

Em 2013, após aprovação em concurso público, assumiu o cargo de Juiz de Direito do Estado do Piauí. Sua primeira Comarca foi Antônio Almeida, onde ficou até abril de 2014, quando assumiu a Comarca de São João do Piauí, onde permaneceu até março de 2020. Entre 22 de março de 2020 e 28 de março de 2022, foi Juiz de Direito da Comarca de Porto-PI. De março a setembro de 2022, foi Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Corrente. Desde 19 de setembro de 2022 é Juiz da 2ª Vara da Comarca de Picos.

Foi também professor da EJUD no curso de formação para magistrados em duas oportunidades: 2021 e 2022. No triênio 2017-2019, foi Diretor de Informática da AMAPI e no triênio 2020-2022, atuou na Associação como 2ª Vice-Presidente.

Confira a composição da Diretoria eleita:

Presidente – Maurício Machado Queiroz Ribeiro

Vice-Presidente de Segurança, Qualidade de Vida e Saúde – Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio

Vice-Presidente de Comunicação, Relações Institucionais e de Cultura – Italo Márcio Gurgel de Castro

Vice-Presidente de Administração e Patrimônio – Leonardo Brasileiro

Vice-Presidente de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos – Muccio Miguel Meira

Vice-Presidente de Aposentados(as) e Pensionistas – Benedita Maria Barros Araújo Lima

Vice-Presidente Legislativo – Andrea Parente Lobão Veras

Vice-Presidente de Esportes e Lazer – Des. Raimundo Nonato Alencar

Secretário Geral – João Manoel de Moura Ayres

2º Secretário – Lirton Nogueira Santos

Diretor Financeiro – Danilo Melo de Sousa

Diretor Financeiro Adjunto – Raimundo José de Macau Furtado

Diretora Social, de Eventos e Convênios – Carmem Maria Paiva Ferraz Soares

Diretor de Patrimônio, Colônia de Férias e Clube dos Magistrados – Raumário Mourão e Silva

Diretor de Informática e Cultura – Rodrigo Tolentino

Diretora da Mulher Magistrada – Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho

Diretor dos Juízes do Interior e Agregação – Carlos Augusto Arantes Júnior

Diretor de Esportes e Lazer – Leonardo Lúcio Freire Trigueiro

Diretor da Escola da Magistratura Piauiense (ESMEPI) – Des. Manoel de Sousa Dourado

CONSELHO FISCAL

Elfrida Costa Belleza Silva

Lucicleide Pereira Belo

Tallita Cruz Sampaio

Lucyane Martins Brito

Des. José Ribamar Oliveira

___________

Itamara Santiago | Ascom AMAPI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com