Agrimar Rodrigues de Araújo foi empossado, nesta sexta-feira (2), Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A posse solene foi realizada no novo Palácio da Justiça, com a presença de magistrados, servidores, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, amigos e familiares do empossado.
O novo membro da Corte ingressou no plenário do Palácio da Justiça conduzido pelos desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e Aderson Antônio Brito Nogueira. Após a execução do Hino Nacional e o cumprimento dos ritos tradicionais de leitura do juramento, foi feita a leitura do termo de posse.
Em seguida, o desembargador Aderson abriu os discursos da solenidade. “Tenho a mais absoluta certeza de que o desembargador Agrimar não apenas vai representar dignamente o quinto constitucional da Advocacia piauiense, como também celebrará com a máxima dignidade e costumeira correção a substituição aos honrosos desembargadores com o trabalho voltado à distribuição de justiça com competência e imparcialidade”, disse.
No seu discurso de posse, Agrimar fez um breve apanhado de sua trajetória de vida, ressaltando os 31 anos de trabalho na Advocacia. “Sou natural de Picos, filho de caminhoneiro e dona de casa. Sou o penúltimo dentre sete irmãos. Fiz minha carreira estudantil em escolas públicas, inclusive na graduação em Direito. Iniciei a atividade advocatícia em 1992, com mais de 30 anos de intensa e exclusiva militância. Assumo hoje o cargo de desembargador plenamente consciente da grande responsabilidade que as correspondentes funções representam. Procurarei atuar com destemor, porém sem esquecer de limites que não podem ser ultrapassados, sob pena de comprometer a estabilidade do Estado de Direito”, disse o empossado.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, responsável por conduzir a sessão, congratulou o novo colega. “Parabéns ao novo desembargador, Agrimar Rodrigues de Araújo. Desejo muito sucesso em sua nova missão, agora na Justiça de 2º Grau do Piauí. Tenho plena convicção de que o novo desembargador trará uma contribuição valiosa às nossas deliberações, enriquecendo os nossos debates e alargando os nossos horizontes sobre os desafios enfrentados diariamente nas nossas decisões. Sua expertise na Advocacia trará uma visão diferenciada, complementar aos conhecimentos e experiência dos demais magistrados”, pontuou.
O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), juiz Maurício Machado, acompanhou a solenidade e desejou felicidades ao novo membro da Corte. “O desembargador Agrimar soma e engrandece esta Corte de Justiça. Mas, acima de tudo, ganha a sociedade piauiense, que agora conta com o trabalho de mais um magistrado cuja competência é reconhecida por todos”, frisou.
Estiveram presentes na posse solene, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; a ministra do TST, Liana Chaib; o governador Rafael Fonteles; a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; o Procurador Hugo de Sousa Cardoso, representando o MP-PI; o deputado estadual Aldo Gil, representando a Assembleia Legislativa; os deputados federais Francisco Costa, Átila Filho, Flávio Nogueira e Júlio César; deputados estaduais, prefeitos, vereadores, dentre outras autoridades dos três Poderes.
CURRÍCULO
Agrimar Rodrigues de Araújo é natural de Picos. Graduado em Direito, foi advogado militante por mais de 30 anos. Especialista em Direito Processual, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e também ocupou o cargo de presidente da Subseção de Picos e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí.
Agrimar Rodrigues de Araújo assume a vaga de Desembargador destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia, aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim.
Por: Itamara Santiago | Ascom AMAPI