A solenidade de abertura do Ano Judiciário 2026 foi realizada nesta terça-feira (20), no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), marcando o retorno oficial das audiências, dos prazos processuais e das sessões de julgamento no estado. A solenidade reuniu magistrados, autoridades e representantes de instituições do sistema de Justiça.
Durante o evento, a presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), juíza Keylla Ranyere, ressaltou que o Poder Judiciário mantém suas atividades de forma contínua, independentemente de datas, feriados ou recessos. “O Judiciário não para. É um trabalho diuturno, realizado em dias úteis, finais de semana, feriados e também durante o recesso. O trabalho não para!”, afirmou.
A magistrada destacou ainda que a abertura do ano judiciário simboliza a renovação do compromisso institucional com a sociedade. Segundo ela, o foco da magistratura segue voltado para a ampliação da eficiência e da qualidade da prestação jurisdicional. “Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso de entrega e de crescimento da nossa atuação, com mais julgamentos e melhoria constante dos nossos números, sempre em benefício da população”, pontuou.
O presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, também enfatizou a importância do momento como marco de planejamento, alinhamento institucional e fortalecimento do Judiciário piauiense, destacando o empenho coletivo de magistrados e servidores para assegurar celeridade, segurança jurídica e acesso à Justiça.










