Amapi, Esmepi e Ejud-PI firmam convênio com Associação Argentina de Justiça Constitucional

06 de maio de 2019

Durante o Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, evento comemorativo aos 60 anos de fundação da Associação dos Magistrados Piauienses, foi assinado convênio de cooperação entre a Amapi, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e a Asociación Argentina de Justicia Constitucional (AAJC). O convênio possibilitará o intercâmbio cultural, científico e acadêmico entre os magistrados do Piauí e da Argentina.

A assinatura aconteceu na sede da Associação dos Magistrados Federais, onde a delegação brasileira foi recebida pelo juiz federal argentino, Patricio Maraniello, que é presidente da AAJC.

Assinaram o convênio, o presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida; o diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; e o juiz Thiago Aleluia, vice-diretor da Esmepi, representando o desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

Durante café da manhã de boas-vindas, Patricio Maraniello explicou à delegação a estrutura do sistema de justiça argentino, bem como a atuação da AAJC, como se dá o ingresso na magistratura argentina, as diferenças entre os magistrados federais e nacionais, a composição do Conselho da Magistratura, dentre outros assuntos. Em seguida, a delegação brasileira foi convidada a conhecer o auditório e a Escola da Magistratura da AAJC.

“Firmamos esse importante convênio de cooperação que visa à realização de programas de pesquisa e ensino, eventos acadêmicos e intercâmbio de publicações, professores das escolas de Magistratura e estudantes. Queremos, de fato, viabilizar este intercâmbio cultural, científico e acadêmico entre os magistrados piauienses e argentinos. Nosso objetivo é que esta parceria permita a realização em conjunto de congressos, seminários, encontros e outros eventos; enviar as publicações editadas pelas associações, dentre outras atribuições”, explica do presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida.

O convênio entre Amapi, Esmepi, Ejud-PI e a AAJC foi viabilizado pelo professor e advogado Plauto Cardoso. O magistrado interessado em associar-se à AAJC deve encaminhar currículo com foto para o e-mail info@aajc.com.ar.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com