Palestra sobre a relação entre Direito, teatro e literatura marca programação científica de 60 anos da Amapi

10 de agosto de 2019

Magistrados, advogados e estudantes lotaram o auditório da Associação dos Magistrados Piauienses, na noite dessa sexta-feira (9), para prestigiarem a palestra “Inutilidades necessárias: o que as peças de Shakespeare e as obras de Machado de Assis nos ensinam sobre a Justiça”, proferida pelo professor a advogado Plauto Cardoso. O evento, realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), integra a programação científica de 60 anos da Amapi.

 

Durante a palestra, o professor Plauto Cardoso colocou em debate algumas reflexões jurídicas que permeiam obras dos escritores Machado de Assis e William Shakespeare, trazendo casos concretos presentes em livros, como ‘O Alienista’, e em peça teatrais, como ‘O Mercador de Veneza’. “Em síntese, é uma palestra que coloca em discussão a importância da humanidade do Direito. A única coisa que pode nos salvar da barbárie é a arte, é a educação”, afirma Plauto Cardoso, que também é membro honorário da Amapi.

 

O presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, abriu o encontro dando as boas-vindas aos presentes. Ele frisa que a palestra é fruto do Intercâmbio Brasil-Argentina e enriquece a programação científica em comemoração aos 60 anos de fundação da Associação. “Agradecemos a gentileza do Professor Plauto, que nos brinda com uma palestra tão oportuna, falando sobre valores humanos necessários não somente para a aplicação do Direito, mas também para a vida. Igualmente agradeço a todos os magistrados, advogados e estudantes que se fizeram presentes nesse importante momento de reflexão jurídica”, diz o presidente Thiago Brandão.

 

Antes da palestra, o diretor da Esmepi, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, apresentou o palestrante Plauto Cardoso aos presentes, ressaltando pontos relevantes da carreira acadêmica e profissional, e introduziu o tema que seria debatido, abordando a relação entre Direito e Literatura. Juntamente com o desembargador Edvaldo, compuseram a mesa de honra, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins; o diretor da Escola Judiciária do Piauí, desembargador Fernando Lopes; a juíza Rita de Cássia da Silva, da comarca de Buriti dos Lopes; o presidente da Amapi, Thiago Brandão; e o professor, advogado e palestrante Plauto Cardoso.

 

Logo após a palestra, foi lançada a Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado. A Revista é uma publicação semestral, dedicada ao Direito Público, com o objetivo de difundir trabalhos na área da pesquisa sociojurídica, fomentando um debate do Direito como ciência. terá ainda um Anuário impresso no final de cada ano, com os trabalhos das duas edições digitais semestrais e será divulgada de forma gratuita e pública para mais de 350 mil profissionais e estudantes de Direito na América Latina. Para mais detalhes sobre o Primeiro Edital para a submissão de artigos acadêmicos, visite a página da revista: https://ar.ijeditores.com/index.php?option=publicacion&idpublicacion=383

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com