Servidores se mobilizam contra regime de urgência para votação da Reforma da Previdência Estadual

05 de dezembro de 2019

Representantes de várias associações e sindicatos de servidores públicos do Estado estiveram, nesta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, para uma mobilização contra o regime de urgência para votação da Proposta de Emenda Constitucional Nº 03/2019, que trata sobre o regime próprio de previdência social no Piauí.

Além da retirada do regime de urgência, as entidades também solicitaram ao presidente da Casa, deputado Themistocles Filho (MDB); ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Júlio Arcoverde (Progressistas); e ao líder do Governo na Assembleia, deputado Francisco Limma (PT), a realização de audiências públicas e a votação do projeto para fevereiro de 2020.

“Trata-se um projeto complexo, que precisa ser discutido com os servidores do Estado. No Congresso Nacional, o projeto de Reforma da Previdência levou nove meses para ser aprovado. Queremos discutir a proposta, apresentar as devidas alterações ou emendas ao projeto para que todas as categorias de servidores não sejam ainda mais prejudicados com a Reforma”, comenta Thiago Brandão, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi).

Os deputados estaduais Teresa Britto (PV), Marden Menezes (PSDB) e Lucy Soares (Progressistas) acompanharam a reunião e se posicionaram favoravelmente à solicitação das entidades. “Queremos mais tempo até para embasar nosso voto. Por que o Governo quer votar a PEC da Reforma da Previdência Estadual sem ao menos discutir o Projeto? Estamos mobilizando os servidores públicos e queremos a participação de toda a população piauiense nesse processo. Estamos falando de mais de 100 mil famílias do Estado que serão atingidas com essas alterações”, diz a deputada Teresa Britto.

As entidades marcaram um Ato Público na Assembleia Legislativa para a próxima segunda-feira (9), a partir das 9h, contra o regime de urgência para votação da Reforma da Previdência.

Além da Amapi, também participaram da mobilização desta quinta-feira (5) representantes da Associação dos Defensores Públicos; Sindicato dos Policiais Civis; Sindicato dos Delegados de Polícia Civil; Sindicato dos Trabalhadores da Educação; Associação Piauiense do Ministério Público; Sindicato dos Urbanitários do Piauí e Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí.

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com