Representantes de associações estaduais realizam primeiro encontro do ano

06 de janeiro de 2018

O presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, juntamente com o presidente da AMB, Jayme de Oliveira e demais presidentes de associações estaduais, reuniram-se, nessa sexta-feira (5), na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em São Paulo, para discutirem o cronograma de ações do evento pela “Valorização da Magistratura e contra a reforma da Previdência”, que ocorrerá em Brasília, no dia 1º de fevereiro.

Na mesa de abertura, estavam respectivamente o presidente da AMB, o presidente da Apamagis, Fernando Figueiredo Bartoletti, o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Frederico Mendes Júnior, e o diretor de interiorização da Associação Nacional, Francisco Borges Ferreira Neto.

“Conseguimos reunir quase todos os presidentes das associações em pleno recesso. É importante trabalharmos unidos”, disse o presidente Jayme de Oliveira ao dar início à reunião. Na oportunidade, o magistrado fez uma breve explanação a respeito dos assuntos de interesse da magistratura, entre eles, os desdobramentos da reforma da Previdência, a importância da manutenção do diálogo com os deputados e senadores do Congresso Nacional, bem como com os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em seguida, informou que o evento de valorização da magistratura será realizado em parceria com a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), no dia 1º de fevereiro, às 14h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília.

O coordenador da AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Frederico M. Junior, falou sobre o objetivo do evento. “Esse ato conta com dois propósitos: manifestarmo-nos contra a reforma da Previdência e contra os ataques direcionados ao Poder Judiciário, que está sendo retaliado por fazer o seu trabalho na apuração de crimes. O Judiciário tem sofrido muitas retaliações, que vão desde a tentativa de se aprovar uma nova lei de abuso de autoridade e uma lei de violação de prerrogativas de advogados, que na realidade são uma tentativa de limitar ainda mais a atividade investigatória do Estado, especificamente da magistratura, do Ministério Público e da Polícia Judiciária”, ressaltou.

Outro tema tratado foi a realização do XIII Congresso Brasileiro de Magistrado, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, em Maceió/AL. O XIII Congresso Brasileiro de Magistrados é o mais tradicional evento da magistratura brasileira. De âmbito nacional, ocorre a cada três anos e se reveste de fundamental importância, com os mais significativos nomes do Direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Além do presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, participaram da reunião o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagisdf), Fábio Francisco Esteves; da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap), Elayne da Silva Ramos Cantuária; da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Gilberto Schäfer; da Associação dos Magistrados da Paraíba (Ampb), Maria Aparecida Sarmento Gadelha (presidente) e Leila Cristiane Freitas e Souza (vice-presidente); da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Maurício Torres Soares; da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Costa Alcântara de Oliveira; da Associação Cearense de Magistrados (Acm), Ricardo Alexandre da Silva Costa; da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), Silvio Cesar de Santos Maria; da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilton Müller Salomão; representando a Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), a desembargadora Clarice Claudino da Silva; da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Gleydson Gleber Bento Alves de Lima Pinheiro (presidente) e Eudes dos Prazeres França (vice-presidente); da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Luís Vitório Camolez; da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Antonio Henrique Almeida Santos; da Associação dos Magistrados de Tocantins (Asneto) e vice-presidente da AMB, Julianne Freire Marques; da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Fernando Chemin Cury; da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), Angelo Antonio Alencar dos Santos; o vice-presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Dalmo Antonio de Castro Bezerra; da Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr), Renato Albuquerque; da Associação dos Magistrados Catarinenses (Amc), Osvaldo João Ranzi (presidente em exercício) e Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (vice-presidente); a diretora cultural da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Lúcia Maria Correa Viana; o diretor executivo da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e Tesoreiro da AMB, Nicola Frascati Junior; e o vice-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Orlando Faccini Neto.

Outros presidentes e representantes acompanharam a discussão a distância, destacando que todos estão irmanados nos mesmos propósitos de defender uma reforma da Previdência justa e adequada ao serviço público e combates os ataques constantes que o Judiciário tem sofrido constantemente.

Fonte: AMB

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com