Magistrados piauienses participam de curso de Formação da ENFAM

17 de agosto de 2018

Um grupo de magistrados piauienses participou, de 14 a 16 de agosto, do Módulo 1 do curso Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O curso foi realizado na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), em São Luís, sendo destinado a magistrados e pedagogos do Judiciário da Região Nordeste 2.

Neste primeiro momento de capacitação, os magistrados abordaram temas, como: o desenvolvimento da formação de magistrados; a docência no contexto da magistratura; as especificidades do ensino e da aprendizagem; as diretrizes pedagógicas da Enfam; e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências.

Os temas foram ministrados pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar; pelos magistrados Sara Gama, Carlos Henrique Garcia e Taís Schilling; e pelos pedagogos Liliane Campos e Fernando de Assis Alves.

A ação formativa compreende três etapas, todas obrigatórias: a primeira, presencial, com carga de 24 horas-aula; a segunda, ministrada a distância e realizada de 10 de setembro a 16 de outubro, busca examinar a base teórica e a sua aplicação, estruturada em um módulo de 40 horas-aula; e a terceira, realizada em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro, com 16 horas-aula, visa à sistematização do processo formativo.

Atualmente, 635 profissionais certificados nos cursos de formação de formadores compõem o Banco Nacional de Formadores, e outros 899 estão na fase de atualização cadastral para disponibilizar os dados para consulta. As escolas judiciais e as de magistratura podem utilizar o Banco para selecionar os formadores que atuam nos cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento de magistrados.

Para credenciar cursos, as escolas judiciais devem assegurar que, no mínimo, 10% de formados certificados na formação de formadores atuem nos cursos de formação continuada, e 15%, nos de formação inicial.

Fonte: Enfam

 

 

 

 

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com