Histórico

Fundada a 27 de fevereiro de 1959, com sede e foro na cidade de Teresina, capital do Piauí, a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída de juízes e desembargadores, ativos e inativos, integrantes do Poder Judiciário do Estado.

Inscrevem-se entre os seus principais objetivos congregar e unir a Magistratura piauiense em torno das suas reivindicações mais relevantes, ativando o espírito de Classe e propugnando pelo seu fortalecimento e pelo prestígio da Justiça Estadual. Nesse sentido, além de estimular a cultura do direito, promovendo reuniões e eventos que visem o aprimoramento da função judicante, a Amapi tem se posicionado, permanentemente, na linha de frente das questões administrativas, judiciais e extrajudiciais que digam respeito aos legítimos interesses dos seus Associados.

A entidade não deve envolver-se em atividades político-partidárias, ou em quaisquer outras atitudes estranhas a seus objetivos, nem lhe serão imputáveis as ideologias ou atividades pessoais de seus Associados. O símbolo da Amapi é a balança, estampada sobre o mapa do Estado do Piauí, inserido numa circunferência rodeada de ramos em torno da qual se lê: Associação dos Magistrados Piauienses. Esse símbolo é usado como carimbo em correspondência oficial, como insígnia na bandeira estandarte, em cores azul e branca ou em outras que vierem a ser adotadas, e ainda como distintivo para ser usado na lapela, ou em adesivos, pelos Associados.

A Associação dos Magistrados Piauienses tem sua sede administrativa na Rua Jônatas Batista, nº 735, na zona Centro/Norte de Teresina, onde também está localizado um auditório com capacidade para 120 pessoas. No prédio contíguo, funciona a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI), acreditada instituição de ensino jurídico fundada e mantida pela entidade.

Compõem ainda o patrimônio da Amapi, o Clube dos Magistrados, em Teresina, dotado de piscinas, campo de futebol e quadra esportiva; uma Colônia de Férias no município de Luís Correia, no litoral do Piauí; e várias casas residenciais no interior do Estado, destinadas exclusivamente aos magistrados piauienses.

©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com